Cirurgia da Tireoide em Florianópolis
Uma cirurgia de pequeno porte, porém extremamente delicada. Requer o conhecimento e a habilidade de um especialista para evitar suas possíveis complicações.
É a retirada total ou parcial da tireoide, indicada por condições como nódulos, tireoide aumentada, câncer, hipertireoidismo, etc. Conhecida tecnicamente como tireoidectomia, essa cirurgia é a mais frequente na especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, pois suas causas afetam uma grande proporção da população, especialmente feminina.
A cirurgia é feita com anestesia geral, onde o paciente dorme profundamente durante todo o procedimento, sem sentir nem lembrar de nada do que aconteceu.
O cirurgião faz um corte de cerca de 3 a 5 centímetros na região anterior do pescoço e, com muito cuidado, realiza a remoção total ou parcial da tireoide.
Ao final da cirurgia, são dados pontos na parte interna do pescoço e é feita uma sutura no corte que foi feito na pele, com um cuidado especial para deixar a cicatriz o menos perceptivel possível.
Antes da cirurgia, é necessário consultar um médico especialista para realizar o melhor tratamento possível, minimizando os riscos e complicações.
Normalmente é necessário realizar alguns exames, como de exame de sangue, exames de imagem como ultrassom ou tomografia. Caso o paciente tenha algum problema de saúde importante, pode ser necessária a avaliação de outro médico como cardiologista, pneumologista, etc.
Antes de qualquer procedimento cirurgico que necessite de anestesia é imprescindível a avaliação por um médico anestesiologista numa consulta pré-anestésica.
O tempo de internação após uma cirurgia de tireoide costuma ser curto, de 1 a 2 dias. Após 7 dias é comum que o paciente já se sinta bem e esteja apto a realizar as suas rotinas normais, mas esse tempo varia de acordo com a causa da cirurgia.
Nos primeiros dias após a cirurgia é comum ficar com a voz rouca ou fraca, mas quase todos os pacientes voltam a ter sua voz normal após alguns dias ou semanas. Outro sintoma comum é o formigamento ou cãibra, principalmente nas mãos, pés e ao redor da boca. Pode ser indicado o uso de comprimidos de cálcio por um período para ajudar na recuperação desses sintomas, que normalmente regridem rapidamente.
A princípio não há restrição alimentar após a cirurgia, mas é orientado aos pacientes que nos primeiros dias do pós operatório se comam alimentos mais leves, com consistência mais amolecida, evitando dor durante a deglutição. Além disso, recomendamos que os pacientes evitem alimentos industrializados, ricos em sódio e conservantes, pois podem atrapalhar o processo de cicatrização e recuperação.
Os pontos na pele ficam escondidos e, dependendo do fio utilizado, podem ser absorvidos pelo corpo ou retirados na consulta de retorno com o cirurgião.
Antes de mais nada, você deve se consultar com um especialista. Clique aqui para agendar uma consulta com a Dra. Kamilla.
Na consulta, seu caso será avaliado e, se a melhor opção para você for a cirurgia, seu médico irá indicar o hospital mais adequado para o seu tratamento.
Em Florianópolis, diversos hospitais possuem a estrutura necessária para a realização da cirurgia. A Dra. Kamilla está habilitada para operar nos principais hospitais da cidade.
A cirurgia de tireoide é muito comum entre nós mulheres. É uma cirurgia muito delicada, que precisa de muita paciência e precisão nos movimentos para evitar qualquer problema. Amo fazer essa cirurgia e ver meus pacientes saudáveis e felizes após o tratamento.
Dra. Kamilla Nunes
Cirurgiã de Cabeça e Pescoço